bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Na constante busca pela diminuição dos custos e manutenção da qualidade, uma das opções mais procuradas é terceirizar o setor de contabilidade. Com isso, as empresas podem focar em seu negócio principal, investindo diretamente em novas estratégias para expandir a fatia de mercado.

Por meio dessa escolha é possível deixar operações consideradas acessórias, como a contabilidade, por exemplo, para times qualificados, mas fora da empresa.

Confira neste post 4 benefícios da terceirização dos serviços de contabilidade!

1. Redução de gastos

Contratar serviços contábeis terceirizados sai muito mais em conta do que estruturar e manter esse tipo de departamento dentro da companhia.

A contratação de um colaborador especializado não implica apenas em pagamento de salário, mas também há muitos outros custos e encargos envolvidos, como direitos previdenciários e trabalhistas — 13º salário, FGTS, INSS, férias, entre outros —, além de benefícios, como vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde.

Vale citar que também são evitados gastos destinados a recrutamento, seleção e treinamento de novos profissionais. Além de dinheiro, esse processo demanda muito tempo e envolvimento de outros colaboradores, que poderiam realizar atividades mais lucrativas.

Com a terceirização, toda a operação de pagamento será previsível e facilitada, pois haverá somente o pagamento de um valor fixo à empresa terceirizada, sem o acúmulo de determinados gastos que seriam efetuados aos funcionários diretamente contratados.

Para você ter uma ideia, a parceria em gestão contábil consome cerca de 50% do que normalmente é investido em uma admissão convencional.

Fora isso, gastos supérfluos são evitados, principalmente em períodos em que há baixa demanda de trabalho, o que tornaria ocioso o desempenho do contador dentro da empresa. Empreendimentos de pequeno porte podem lucrar ainda mais ao contratar esse tipo de serviço.

2. Profissionais e sistemas atualizados

A legislação tributária e fiscal muda constantemente, exigindo que os contadores estejam sempre em busca de informações e cursos para atualização e reciclagem dos conhecimentos.

Devido a essas mudanças, é necessário investir em atualização de sistemas e softwares, realizar adaptações em relatórios e documentos, na forma de envio dos dados e registros para o governo, entre outras operações que consomem muito tempo e dinheiro.

Ao contratar uma empresa terceirizada em contabilidade, você consegue ter acesso a todas essas competências sem precisar gastar mais. Afinal, será o seu fornecedor de serviços quem terá que se preocupar em garantir e oferecer o melhor para você.

3. Obrigações fiscais e contábeis em dia

Quem possui um departamento de contabilidade próprio já deve ter vivenciado situações de perdas de prazo por aumento no volume de funções ou falta de um colaborador. Cada falha desse tipo causa um custo a mais para o negócio e sobrecarrega o setor para colocar todas pendências em dia.

No caso de contratar uma empresa especializada em contabilidade, você não passará por isso, pois o parceiro de negócios conhece os trâmites e os prazos, está totalmente focado nos processos contábeis e na obrigação de cumprir os prazos.

Caso ocorra um erro e uma data não seja respeitada, quem tem que resolver isso é o escritório contratado, e não você!

4. Melhorias nas estruturas organizacional e estratégica

Um dos motivos que levam as empresas a terceirizarem a contabilidade é a possibilidade de se estruturar melhor financeiramente. A transferência desse tipo de serviço ajuda a fazer com que sobre mais tempo para qualificar as projeções de caixa, analisar decisões referentes a investimentos, avaliar despesas, entre outras atividades analíticas.

Quanto à parte estratégica das finanças, é possível ir além de acompanhar entradas e saídas e o quanto sobra. Essa tarefa passa a ser mais vasta e eficiente, compreendendo lançamentos futuros, lucratividade histórica e periódica, desempenho da empresa e demais aspectos importantes.

Viu só como terceirizar o setor de contabilidade pode trazer bons benefícios para sua empresa? Esperamos que as informações ditas acima possam ter te convencido a buscar esse tipo de serviço.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite a oportunidade e assine nossa newsletter para que você receba as novidades diretamente na sua caixa de e-mail. Até a próxima!

Voltar

Deixe seu comentário

Veja também