bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Contar com o auxílio de um escritório de contabilidade é extremamente importante para que você possa fazer uma gestão eficiente, pensar em ações estratégicas para a sua empresa e, com isso, auxiliar no crescimento dos negócios.

Porém, a decisão acerca de qual escritório contratar é sempre complexa. É normal que você fique inseguro — afinal, o objetivo é facilitar a rotina e ter tranquilidade, não gerar dores de cabeças.

Se você analisar com calma e tomar certos cuidados, os riscos de erros ficarão menores. Pensando nisso, separamos cinco dicas que vão te ajudar com o assunto. Confira!

1. Fale com pessoas que já contrataram o escritório de contabilidade

É interessante procurar clientes do escritório que você deseja contratar e conversar sobre a satisfação com o serviço, a pontualidade e o atendimento.

Se ficar difícil localizar essas pessoas, verifique os comentários na internet e nas redes sociais. Com certeza dá para encontrar informações úteis que vão te ajudar na decisão.

A opinião de quem já conta com os serviços é muito importante, afinal o tratamento destinado a um cliente representa muito sobre os serviços prestados por empresas e escritórios. Na verdade, isso vale mais que renome ou currículo repleto de experiências.

2. Confira o registro do escritório

Uma questão que você deve considerar é se informar sobre o registro do escritório junto ao Sindicato dos Contadores e ao Conselho Regional de Contabilidade.

É importante saber se o registro está em dia, se os impostos estão sendo pagos regularmente e se existem denúncias registradas contra a pessoa jurídica ou contra os sócios.

Pense bem: se o profissional não cuida com presteza do próprio negócio, fica muito mais difícil acreditar que ele vai cuidar do seu, concorda?

Então fique atento a essa dica, que é simples e faz toda diferença!

3. Reúna-se com os responsáveis

Realizar uma reunião com os responsáveis pelo escritório de contabilidade que você pretende contratar é necessário para se informar acerca dos serviços prestados, dos prazos que eles determinam para o cumprimento das tarefas e outras informações.

Fique atento porque alguns não trabalham com ações mais complexas — planejamento tributário ou análise de risco, por exemplo. Portanto, pense no potencial do seu negócio, no que pretende alcançar, e reflita acerca dos serviços que realmente precisa.

Se resolver firmar o contrato, confira se todas as demandas apresentadas durante a conversa estão listadas, porque só assim você terá segurança e liberdade para fazer exigências.

4. Converse sobre a utilização de um sistema integrado

Hoje em dia existem vários softwares de gestão integrada que permitem que todas as informações registradas nos computadores da sua empresa sejam encaminhadas automaticamente ao contador.

Essa possibilidade torna a sua vida muito mais simples e reduz a dor de cabeça relacionada à organização de documentos para envio mensal e à elaboração de planilhas do Excel.

Então, converse com o escritório de contabilidade que pretende contratar e verifique se eles utilizam ou pretendem utilizar algum sistema integrado. Aproveite as vantagens que a tecnologia oferece e tenha mais tranquilidade e eficiência na sua gestão.

5. Verifique se a atuação é por nicho

Outra questão relevante a ser considerada é o ramo de atuação do escritório. Enquanto alguns trabalham de forma ampla, outros estão optando pela contabilidade de nicho, ou seja, voltada para setores específicos do mercado.

O interessante disso é que, ao contratar profissionais que se dedicam apenas ao seu ramo de atuação, você terá acesso a informações diferenciadas e contará com profissionais que compreenderão mais sobre o mercado no qual você está inserido e as questões tributárias que envolvem sua atividade.

Contratar um escritório de contabilidade não é tão difícil quanto parece! Basta atenção e, claro, confiança. Para isso, é preciso recolher informações e ter boas conversas com os responsáveis.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Bortollo Contabilidade e tire todas as suas dúvidas!

Deixe seu comentário

Veja também