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Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Conquistar um cliente é bom, mas fidelizá-lo é muito melhor. Além de garantir a recompra, a fidelização de clientes pode trazer novos negócios para sua empresa graças à indicação dos seus leais consumidores.

Existem algumas ações que podem contribuir para esse efeito tão desejado. Confira abaixo nossas dicas de como fidelizar sua clientela!

5 melhores práticas de fidelização de clientes

1. Garanta um atendimento personalizado

Uma das melhores formas de garantir que seu cliente compre mais vezes de você é oferecer um atendimento ágil e prestativo. Ou seja: atendê-lo o mais rápido possível, dispor-se a solucionar problemas e oferecer produtos ou serviços que serão bem-aceitos pelo consumidor.

Para isso, é importante ficar atento às observações e feedbacks dos seus clientes e sempre responder de forma cordial e afetuosa, mesmo quando se tratam de críticas. Assim, é possível conquistar ainda mais o seu apreço e, ainda, entender melhor o que as pessoas esperam quando compram de você.

2. Invista em CRM

CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management — Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente —, em português. Trata-se de uma estratégia de negócios voltada às necessidades do consumidor, buscando antecipar seus problemas, propor soluções e garantir sua total satisfação. Geralmente, o CRM une as áreas de marketing, atendimento e vendas.

Para que a estratégia seja eficaz, você pode considerar investir em um sistema CRM: uma solução tecnológica que oferece os principais dados do cliente, como informações para contato, últimas interações e compras efetuadas.

3. Entregue o que você prometeu

Não há nada mais frustrante do que adquirir um produto ou serviço e ficar insatisfeito com o que foi entregue. Portanto, tome cuidado para não fazer promessas evasivas aos seus clientes.

Por exemplo: se você possui uma loja virtual e promete uma entrega rápida, então essa deve ser a sua prioridade. Isso significa que, talvez, você tenha que contratar uma transportadora para cumprir com a sua promessa.

4. Utilize diversos canais de comunicação

O serviço de atendimento telefônico não pode ser a única forma de a sua empresa se comunicar com o cliente. Considere instalar um recurso de chat no seu site para agilizar o atendimento. Não se esqueça, também, de responder aos seus consumidores nas redes sociais: esse será um grande diferencial para sua organização!

5. Participe do pós-venda

Muitas empresas se preocupam somente em fechar um negócio, mas não se interessam em buscar um feedback do cliente. O pós-venda é tão importante quando o pré-venda, pois além de demonstrar interesse em implementar melhorias, também é uma forma de garantir a satisfação total do consumidor, fazendo-o recomendar a sua organização a outras pessoas.

Por isso, faça questão de entrar em contato com o cliente após a compra. Pergunte quais foram suas impressões em relação ao atendimento, se o produto ou serviço adquirido correspondeu às suas expectativas e se coloque à disposição para eventuais necessidades. Esse será um diferencial importante na sua empresa e, ainda, abrirá portas para recomendações e futuras oportunidades de recompra.

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