bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Na era da tecnologia, novas formas de negociar e fechar contratos exigem garantias e seguranças que vão além das práticas tradicionais. É essa uma das principais razões do espaço que o certificado digital vem ganhando, quando se fala em transações pela internet.

Se você ainda não entendeu bem como ele funciona e também se sente inseguro a respeito de negociações digitais, acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre essa tecnologia e como ela é importante para sua empresa. Boa leitura!

O que é um certificado digital?
Diferentemente do significado comum dado a essa palavra, o certificado digital é uma espécie de assinatura eletrônica que valida juridicamente as transações feitas pela internet.

Ele possibilita, de forma segura, realizar negociações entre empresas localizadas em qualquer lugar do mundo.

Quais são os tipos de certificado digital?
O primeiro fato que devemos ter em mente ao falar sobre certificados digitais é que existem dois tipos deles: um para pessoas jurídicas e outro para pessoas físicas.

No primeiro caso, ele é chamado de e-CNPJ e pode ser usado para uma série de obrigações fiscais, como a transmissão de escrituração fiscal digital, e até mesmo para emissão de nota fiscal eletrônica.

Já o e-CPF, válido para pessoas físicas, pode ser usado para entregar declarações de renda e quaisquer outros documentos eletrônicos que exijam assinatura do emitente.

Como ele funciona?
O certificado digital funciona com uma ferramenta que permite assinar documentos e fechar negócios, de onde você estiver com garantia de:

confidencialidade;
autenticidade;
integridade documental.
O uso de criptografia e outros fatores de segurança serve para evitar que documentos sejam copiados ou adulterados sem conhecimento dos autores e até mesmo falsificados.

Quando sua utilização é indicada?
O certificado digital é indicado para todas as pessoas e empresas que buscam realizar determinadas atividades em ambiente virtual de forma segura e autenticada.

Entretanto, em alguns casos, trata-se de uma exigência legal, como é o caso de empresas que emitem nota fiscal eletrônica ou estejam inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido.

Além disso, a certificação digital pode ser uma forma de otimizar a gestão do negócio, permitindo um melhor planejamento empresarial.

Quais as vantagens da certificação digital?
Mobilidade
Essa é a principal vantagem desse tipo de certificação. Por meio dela, pode-se assinar e enviar documentos, fazer transações bancárias etc., tudo pela internet.

Segurança
A forte criptografia utilizada nos certificados digitais garante a segurança e confidencialidade para pessoas, empresas e governos, nas transações eletrônicas e em outros serviços disponíveis na web.

Credibilidade
O certificado digital também é uma forma de agregar credibilidade à marca, aumentando a qualidade do serviço e, consequentemente, o número de clientes.

Outras vantagens são a redução de gastos com recursos físicos, como papel, e a desburocratização de processos, uma vez que a assinatura digital dispensa o reconhecimento de firma, por exemplo.

Onde posso obter um certificado digital?
Para que tenha validade legal, o certificado deve ser emitido por uma Autoridade Certificadora. Isso garante que ele seja aceito por qualquer pessoa, empresa ou instituição.

No site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), é possível obter uma lista atualizada das Autoridades Certificadoras credenciadas.

Agora que você já sabe como essa tecnologia pode desburocratizar e otimizar processos em sua empresa, que tal expandir seus conhecimentos sobre o assunto?

Assine nossa newsletter para se informar mais sobre certificado digital e ficar por dentro das principais soluções em gestão contábil para empresas de todos os portes!

Deixe seu comentário

Veja também