bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

A abertura da empresa é um processo burocrático, que envolve muitos documentos e aprovações em órgãos públicos. Para realizar essa etapa de maneira correta e evitar problemas trabalhistas ou fiscais, é fundamental buscar a ajuda de um escritório de contabilidade.

Afinal, os profissionais capacitados conhecem a legislação vigente e as práticas mais adequadas para a sustentabilidade da empresa. Confira como o contador poderá ajudá-lo!

Auxílio com as documentações para abertura da empresa

Antes de começar efetivamente um negócio, é imprescindível reunir toda a documentação legal exigida. Neste caso, o escritório de contabilidade pode auxiliar em diversos processos:

  • registro das atividades;
  • obtenção do CNPJ;
  • inscrição estadual;
  • licença prévia no município;
  • alvará de funcionamento e do corpo de bombeiros.

Sem as orientações devidas, o empresário corre o risco de se esquecer de algum documento importante no processo de abertura da empresa.

Escolha do regime tributário ideal

Para legalizar a situação da empresa também é essencial escolher o regime tributário mais adequado para tamanho do negócio, faturamento e atividades desempenhadas. Aqui, o escritório de contabilidade possui profissionais experientes que podem avaliar cada situação e orientar entre a escolha do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

No Simples Nacional, por exemplo, o empresário paga alíquotas reduzidas e possui mais simplicidade no pagamento de tributos. Contudo, podem se encaixar nesse contexto as companhias que faturam até R$ 3.600.000,00 ao ano.

Caso tenha uma receita abaixo de R$ 600.000,00, a corporação pode integrar o Supersimples, que permite o pagamento de impostos de maneira reduzida ao unir oito contribuições como PIS (Programa de Integração Social), ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido), entre outras.

No entanto, só o contador será capaz de avaliar qual é o modelo ideal para cada negócio a fim de evitar o descumprimento da lei.

Orientação sobre questões trabalhistas

Os profissionais de contabilidade podem auxiliar o empresário com orientações sobre a folha de pagamento, encargos sociais, documentações necessárias para contratação ou demissão de empregados, cálculo de férias e rotinas anuais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte).

Com isso, o empreendedor realiza a abertura da empresa com o conhecimento adequado para prosseguir as atividades de maneira correta, segundo a legislação vigente. Como consequência, evita problemas trabalhistas no futuro.

Planejamento e organização financeira

O escritório de contabilidade tem papel fundamental na gestão financeira da empresa e planejamento para o futuro do negócio. Sendo assim, ele é capaz de desempenhar atividades que contribuirão para manter um equilíbrio entre receitas e despesas, cumprimento das obrigações legais e elaboração de relatórios que permitem analisar a saúde financeira da companhia. Veja alguns exemplos:

  • digitação de dados contábeis conforme as normas da legislação;
  • orientação para o balanço anual;
  • conciliação de balancetes;
  • demonstrativo de resultados.

Dessa forma, a empresa consegue manter sua reputação perante os clientes, fornecedores e funcionários, fator essencial para a continuidade de suas operações.

Portanto, é essencial contar com o auxílio de uma equipe contábil para iniciar o seu negócio de acordo com as normas da legislação.

Tem alguma dúvida sobre o processo de abertura da empresa? Deixe seu comentário para que possamos ajudá-lo!

Deixe seu comentário

Veja também