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Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Em meio a um ambiente-tarefa cada vez mais competitivo, é indispensável que as empresas atuem de forma estratégica e obtenham o máximo de resultados em cada tarefa. Para isso, é crucial saber como investir em comunicação interna para PMEs.

Um bom diálogo interno depende de uma série de variáveis, como o comprometimento da liderança e a aplicação das ferramentas adequadas. Mas quando a comunicação é efetiva, é possível mitigar os erros e otimizar a produtividade do negócio.

Pensando nisso criamos um post especialmente para você. Continue lendo e veja como potencializar a comunicação dentro da sua empresa. Boa leitura!

As vantagens de uma boa comunicação interna
Muitas empresas focam seus esforços de comunicação no público externo: os clientes finais. Não há nada de errado nisso, mas também é preciso considerar o público interno: os próprios colaboradores da organização.

Existem muitos benefícios associados a uma boa comunicação. Conheça os principais:

mantém os colaboradores mais bem informados e alinhados;
diminui o número de erros e problemas internos;
conduz as informações desejadas de forma mais rápida e precisa;
contribui para construir um clima de transparência e credibilidade;
facilita a integração de novos colaboradores;
ajuda a manter as equipes de trabalho mais engajadas;
Esses são apenas os principais benefícios, mas existem muitos outros que podem ser considerados secundários. Não é à toa que as maiores e mais bem-sucedidas empresas do mercado investem cada vez mais no assunto!

O papel da liderança nesse assunto
A comunicação interna para PMEs depende, em primeiro lugar, do comprometimento de toda a liderança da organização, incluindo o diretor-geral. Quando o topo da empresa compra essa ideia, fica muito mais fácil alcançar os resultados desejados.

O grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados brasileiros, investe bastante nesse assunto. Nele, os líderes são instruídos a manter uma comunicação aberta com sua equipe, por meio de bate-papos periódicos e encontros virtuais.

Em sua empresa é preciso que você se comprometa com o assunto e engaje os demais líderes do negócio. Implemente reuniões estratégicas mensais, bate-papos para eliminar dúvidas ou encontros mais informais, como um momento do café.

As principais ferramentas de comunicação interna para PMEs
Além das ferramentas mais tradicionais, atualmente é possível utilizar novas tecnologias para potencializar o diálogo. Ao utilizá-las será possível facilitar todo o fluxo de informações e integrar os vários departamentos da empresa. Conheça as principais:

redes sociais corporativas;
intranet;
TV interna;
caixa de sugestões;
mural de recados;
softwares especializados;
aplicativos mobile;
videoconferências;
e-mail corporativo.
Como se pôde ver, são muitas as ferramentas. Para definir a que melhor se adequa ao seu negócio é importante conhecer o perfil dos seus colaboradores, a cultura da sua empresa (se é mais inovadora ou burocrática) e o orçamento disponível para isso.

Ao aplicar essas dicas será possível mobilizar e engajar as equipes de funcionários, fazendo com que todos se comprometam mais com os resultados, conheçam e abracem as premissas corporativas — missão, visão e valores do empreendimento.

Agora que está por dentro do assunto e conhece mais sobre a comunicação interna para PMEs, aproveite para continuar aprendendo. Assine agora nossa newsletter!

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