bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 17, 2018 em Blog

Você tem medo de sua empresa cometer alguma infração fiscal por desconhecimento da legislação? Quer garantir a saúde financeira do empreendimento? Talvez esteja na hora de contratar um escritório de contabilidade para ajudar nos processos!

Ao adquirir serviços de qualidade, o empresário tem acesso a dados importantes para avaliação do desempenho da corporação, ganha mais segurança nas escolhas tributárias e consegue reduzir gastos desnecessários.

Conheça 5 razões para contratar um excelente escritório de contabilidade!

1. Escolha do regime tributário

Especialistas da área fiscal e tributária detêm maior conhecimento sobre a tributação brasileira, os impostos que incidem sobre cada tipo de empresa e as vantagens de cada regime tributário.

Sendo assim, podem contribuir na escolha do melhor regime de acordo com o faturamento da organização, investimentos que precisam ser feitos, lucros e prejuízos previstos.

Nesse sentido, o escritório contábil pode indicar o melhor regime tributário — Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real — com o intuito de garantir mais eficiência para a iniciativa.

2. Custos reduzidos

Mesmo com a contratação e o pagamento dos ofícios contábeis, um serviço de qualidade consegue reduzir os custos de manutenção das atividades da empresa e diminuir a taxa dos impostos pagos — de acordo com a legislação.

Isso acontece porque, ao examinar todos os dados e documentos da organização, os profissionais poderão encontrar as falhas e apontar as melhores soluções.

3. Segurança trabalhista

Para ter sucesso, a empresa precisa seguir a legislação e não ter problemas trabalhistas, certo?

A melhor forma de evitar isso é contratar um escritório contábil, pois os profissionais que ali trabalham poderão organizar as folhas de pagamento, acompanhar os pronunciamentos do Ministério do Trabalho e corrigir eventuais erros.

Por exemplo, todo funcionário tem direito a férias a partir do 12º mês de contratação. Entretanto, o benefício pode ser concedido até o 2º período aquisitivo.

Ou seja, se o colaborador entrou em fevereiro de 2015, terá até janeiro de 2017 para usufruir do benefício. Mas se o empresário esquecer esse prazo e não conceder o direito, terá que pagar multa, que corresponde ao dobro do valor devido nas férias.

4. Acesso a empréstimos bancários

Quando a empresa possui todos os dados fiscais atualizados e documentos que comprovem sua lucratividade nos últimos anos, fica muito mais fácil conseguir empréstimos bancários.

Isso acontece porque nenhuma instituição financeira vai correr o risco de emprestar dinheiro sem a garantia de recebê-lo novamente.

5. Atendimento às obrigações acessórias

Você sabe quais são as obrigações acessórias do seu negócio? O escritório de contabilidade tem profissionais que estão capacitados e atualizados para atender todas essas atribuições.

Por exemplo: ao final de cada mês, é preciso enviar ao governo declarações sobre o negócio. Esses documentos devem informar desde admissões e demissões dos funcionários, até o montante faturado daquele período.

Todas essas obrigações têm prazos e, se não forem reportadas, a organização será multada.

Sendo assim, o escritório pode garantir que as informações sejam repassadas no período correto, evitando prejuízos financeiros e bloqueios de certidões negativas de débito. São esses certificados que atestam que a corporação está em dia com todas as suas obrigações.

Enfim, há muitas vantagens na contratação de um excelente escritório contábil, mas a principal delas é a segurança de atender a legislação e conhecer a realidade financeira do negócio.

Você gostou deste texto com as 5 razões para contratar um escritório de contabilidade? Aproveite e assine a nossa newsletter! Assim, você pode aprender ainda mais sobre legislação e contabilidade!

Deixe seu comentário

Veja também