bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Muitas pessoas que querem abrir uma empresa se perguntam se é realmente necessário ter um contador para ajudar nesse processo. A resposta é simples — não é obrigatório, mas é altamente recomendado que você opte pela assessoria de um contador.

Abrir uma empresa é uma etapa muito importante, que requer bastante atenção aos pequenos detalhes do processo e, mais do que isso, envolve uma quantidade razoável de burocracia.

Por esse motivo, contar com a ajuda de um profissional capacitado pode poupar o empresário de diversas dores de cabeça. Vamos entender melhor qual é o papel do contador na abertura da empresa e como você pode se beneficiar desse serviço?

Abertura de empresa

Para mostrar quão trabalhoso e burocrático é o processo de abertura de empresa, listamos a seguir alguns passos importantes para o empresário conseguir o seu CNPJ:

  • verificar se há nomes empresariais iguais ou idênticos ao da empresa que vai abrir;
  • registrar legalmente a empresa (obter contrato social, requerimento de empresário ou um termo de constituição de Eireli);
  • verificar qual é o enquadramento (ME ou MPP);
  • escolher a classe de atividades que a empresa exercerá;
  • conseguir alvará de funcionamento e, se for o caso, alvará do Corpo de Bombeiros;
  • obter licença prévia do município para funcionar;
  • dar entrada no CNPJ;
  • fazer cadastro na Previdência Social;
  • gerar login e senha para emissão de notas fiscais eletrônicas e fornecer instruções para isso;
  • definir a divisão da participação dos sócios e o capital social.

Parece bastante trabalhoso, não é? Pois as atribuições do contador são assessorar o empresário com tudo isso! Por esse motivo, a maioria dos empreendedores opta pela segurança dos serviços de um contador.

Ainda não está convencido da importância do contador para abrir uma empresa? Confira mais benefícios:

Economia de tempo

Todos os procedimentos citados podem gerar uma documentação de dezenas de páginas. Ter que cuidar de cada procedimento individualmente leva um bom tempo, que provavelmente o empresário iniciante não tem, pois está cuidando de todo o restante do negócio.

Estratégia

Deixando que a abertura da empresa fique nas mãos de um contador, o empresário conseguirá se dedicar exclusivamente a atividades mais estratégicas, que provavelmente darão mais retorno que a dedicação à contabilidade.

Segurança

Podem ocorrer diversos pequenos erros na documentação, para alguém que não está habituado a preenchê-la. E uma documentação errada pode resultar no atraso em meses da abertura da empresa!

Além disso, as Juntas Comerciais são bastante rigorosas com todos os documentos. E o contador sabe exatamente o que requer mais atenção para não haver problemas.

Soluções melhores

Vários dos procedimentos ao abrir uma empresa precisam de decisões assertivas, como tipo de empresa a abrir, capital social, escolha do CNAE, divisão de sócios etc. Isso pode ser especialmente confuso para pessoas que não entendem do assunto.

O contador orienta de forma mais sábia e rápida para a empresa se enquadrar da melhor forma no mercado, evitando problemas futuros.

Está curioso para saber mais formas pelas quais um contador pode ajudar a abrir uma empresa? Entre em contato conosco! Temos algumas soluções para o seu empreendimento.

Deixe seu comentário

Veja também