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Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Um dos maiores desafios na rotina corrida dos empreendedores é conciliar trabalho e vida pessoal sem que um atrapalhe ou prejudique o outro. Entretanto, ao ter clareza e respeito do limite das suas tarefas diárias, é possível harmonizar esse impasse e manter o equilíbrio necessário para garantir uma vida plena e saudável.

Pensando nessa situação, selecionamos algumas dicas que você precisa colocar em prática. Confira!

Gerencie seu tempo

Saber gerenciar o tempo é imprescindível para conciliar sua vida pessoal e profissional. Logo, ao elaborar o seu planejamento para o trabalho, estipule tarefas e metas realistas, que possam ser cumpridas e que não exijam sua presença na empresa até tarde todos os dias.

Planeje sua semana no domingo à noite, definindo os horários para o trabalho, para seu descanso e para sua família. Se comprometa com o plano e se permita se desligar dos negócios.

Com a organização dos seus afazeres, você evita imprevistos e desperdício de tempo no dia a dia, e, dessa forma, poderá até sobrar um tempinho para algum lazer ou atividade que nunca dava para fazer devido à desorganização.

Saiba delegar tarefas

Não seja muito centralizador. Saber delegar responsabilidades é uma tarefa muito importante para empreendedores de sucesso. Porém, é necessário fazer isso estando tranquilo com esse repasse de responsabilidade, confiando totalmente nos funcionários.

Assim, a neurose do trabalho não afetará você na sua vida pessoal, como aquelas preocupações inconvenientes que insistem em ocupar seu tempo de descanso.

Comunique-se!

Comunicação é essencial para que um relacionamento seja duradouro e menos estressante, tanto no âmbito empresarial quanto no lar.

Por exemplo, caso você tenha uma semana de trabalho exaustiva, comunique isso para sua família e, se seus parentes têm alguma programação especial durante a semana — jantar comemorativo, apresentação da escola, aniversário — converse com os colaboradores da sua empresa, com antecedência, e os informe que precisará sair mais cedo. Assim, eles poderão tomar conta do trabalho e, também, evitarão procurá-lo (ou ligar) enquanto estiver ausente.

Preze pela qualidade de vida

Às vezes nos deixamos levar tão intensamente pelas responsabilidades assumidas e pela necessidade de crescimento profissional que ignoramos algo muito mais importante: a qualidade de vida.

A realidade é esta: bem-estar é uma escolha do próprio indivíduo. Em algum período da vida, geralmente no início da carreira, as pessoas não hesitarão em abrir mão disso. Porém, é preciso priorizá-la a fim de evitar desgaste mental e físico que podem comprometer sua saúde mais cedo do que você imagina.

Dê-se o respeito

Em muitas empresas, há líderes que inspiram e chefes que importunam. O problema é quando a relação fica insuportável e, em alguns casos, parte para conflitos pessoais. Esse tipo de problema é tão ruim ou pior do que a dificuldade em enfrentar as doenças da mente, pois, dependendo da situação, pode virar assédio moral. Diante disso, impor limites e saber dizer não é muito importante para garantir o respeito e a boa convivência.

Tire férias

Trabalhar dia após dia a fio e não tirar férias é o caminho mais propício para desenvolver estresse, que pode levá-lo a uma clínica médica. Descansar, viajar, passar momentos dedicando-se às pessoas importantes da sua vida, são coisas que restaurarão suas energias, fazendo com que você retorne com força total para o trabalho.

Viagens longas são excelentes para estimular a criatividade, o que pode contribuir com o surgimento de novas ideias para o seu negócio.

Esperamos que as dicas expostas neste artigo possam ajudá-lo a conciliar trabalho e vida pessoal. Comece colocando-as em prática o quanto antes para garantir um ambiente melhor para você e para todos ao seu redor.

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