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Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Você sabia que a gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de um negócio? Isso mesmo! As empresas que mais se destacam são aquelas que conseguem engajar os funcionários.

Isso acontece por um motivo óbvio: enquanto você está administrando e cuidando da parte operacional, a sua equipe está na linha de frente. É ela quem recebe os clientes e se relaciona pessoalmente com eles — embora você faça isso eventualmente.

Tendo isso em mente, para fazer com que o seu time vista de fato a camisa da empresa, confira as dicas que listamos sobre o assunto!

1. Exerça a liderança de forma plena para engajar os funcionários
Para aumentar o nível de engajamento dos funcionários é necessário, acima de tudo, que você exerça plenamente a sua liderança. Sobretudo, é fundamental não confundir chefia com liderança. Afinal, enquanto a primeira é uma imposição, a segunda é uma forma amigável de gerenciar os recursos humanos.

Um bom líder, portanto, é aquele que sabe ouvir e oferecer feedbacks necessários para o desenvolvimento dos colaboradores. Também é importante conhecer cada um deles para identificar pontos fortes e limitações. Assim, é possível atribuir as tarefas de acordo com as habilidades e orientar quem tiver dificuldades.

2. Aprenda a delegar atividades na gestão de pessoas
Saber delegar atividades é uma competência muito útil por dois motivos: você não fica tão sobrecarregado de trabalho e a sua equipe tem maior autonomia para desempenhar as funções e desenvolver novos conhecimentos.

Isso colabora para que ela se sinta mais confiante. Consequentemente, ao transferir responsabilidades, você cria oportunidades para que os colaboradores cumpram desafios e metas — um exercício extremamente estimulante.

3. Promova maior interação entre o grupo
Muitas vezes, a rotina do dia a dia é cansativa e até estressante. Por isso, é preciso criar condições para manter seus funcionários motivados e com um sorriso no rosto. Para tanto:

crie eventos informais em datas comemorativas como Natal ou outras;
promova momentos descontraídos com dinâmicas, apresentações e brincadeiras;
comemore com eles as conquistas da empresa;
sempre reconheça publicamente o mérito das equipes que se destacarem;
quando for necessário chamar a atenção de alguém, faça de maneira reservada.
4. Ofereça um diferencial
Algumas organizações, como é o caso do Google, oferecem um ambiente de trabalho bem diferente do convencional. Lá, eles contam com vários espaços de lazer e as pessoas podem até mesmo trabalhar de bermuda. Além disso, os colaboradores não têm horário fixo para trabalharem, pois o que importa é a qualidade da produção.

É claro que você não precisa copiar esse modelo. No entanto, é importante oferecer um diferencial. Algo que seja atrativo para a sua equipe, que faça com que sintam orgulho de trabalhar na sua empresa. Pode ser uma ideia simples, como disponibilizar uma sala de jogos para distração nas horas vagas.

Então, depois de conhecer todas as dicas, você deve estar pensando: quais os benefícios de engajar os funcionários? Acima de tudo, eles serão futuros líderes comprometidos com a sua instituição. Mais motivados, eles se tornarão muito mais produtivos. Por fim, satisfação pessoal resulta em maior qualidade de vida.

Como você viu ao longo deste artigo, para engajar os funcionários é preciso ser eficiente na gestão de pessoas, dando especial atenção para a maneira como exerce a sua liderança. Assim, se você for um líder de alto astral, a sua equipe será estimulada pela sua energia.

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