bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Hoje, independentemente do porte da empresa, o grande questionamento e preocupação dos empresários é sobre os altos valores dos impostos.

Com isso, avaliar e traçar estratégias dentro da contabilidade tributária pode determinar o futuro do seu negócio. Conhecida também como contabilidade fiscal, ela é responsável pela relação da empresa com o fisco.

Por isso, vamos mostrar a importância da contabilidade tributária dentro da empresa. Continue lendo!

O que é contabilidade tributária?

Essa é a área que trabalha com os tributos, ou seja, tem a ver com quanto a empresa pagará de impostos. Para isso, o responsável por esse setor deve possuir vasto conhecimento, pois no Brasil  o sistema tributário é amplo e complexo.

Tal complexidade se dá devido aos diferentes tipos de impostos, de acordo com a esfera governamental, sendo possível que o mesmo imposto seja arrecadado com percentuais diferentes, como é o caso do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Contudo, é importante salientar que a contabilidade tributária não se restringe apenas à arrecadação dos tributos, mas está diretamente ligada aos resultados, assim como ao planejamento e à viabilidade do negócio.

Como funciona a contabilidade tributária?

No Brasil, há uma gama de tributos regrados pela Constituição Federal, que prescreve a destinação dos valores.

Esses impostos, por sua vez, não atingem todas as empresas, estando vinculados ao enquadramento tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real) de cada empreendimento.

Obviamente, cada um desses sistemas tributários possui suas diferenciações, mas a base para o cálculo dos impostos é realizada sobre as atividades que a empresa está legalmente autorizada a exercer.

Para que a contabilidade tributária funcione de forma correta, é necessário que a contabilidade em si esteja correta, não apenas no registro dos lançamentos contábeis, mas também na conferência e fechamento de períodos.

Um balanço fechado de forma errônea pode gerar recolhimento maior de impostos, afetando a lucratividade da empresa.

Qual a importância da contabilidade tributária?

Como já mencionamos, os tributos estão diretamente ligados aos resultados das empresas.

Um profissional especialista nesse assunto saberá gerenciar a melhor forma de recolhimento dos impostos, proporcionando planejamento em longo prazo para o seu negócio.

Basicamente, a contabilidade tributária é importante para qualquer empresa, pois ela ajuda nas seguintes finalidades:

Pagar menos impostos

Isso é o que qualquer empresário quer, não é mesmo? Contudo, apenas com a contabilidade tributária exercida por um profissional competente o objetivo será alcançado.

Com a escolha correta de um regime tributário, a sua empresa pode utilizar a elisão fiscal, ou seja, pagar menos impostos e mesmo assim estar condizente com a lei.

Recolher corretamente os impostos

Quando falamos em recolhimento correto dos impostos não estamos fazendo menção apenas aos pagamentos físicos, mas à forma como os tributos estão sendo recolhidos.

Por isso, é função do responsável tributário estudar os impostos que a sua empresa é obrigada a recolher. Dessa forma, não haverá débitos com o governo.

Suponha que você recolha o seu imposto mensal pela alíquota do Simples Nacional.

Após muito tempo, a Receita Federal localizou alguns erros nas suas declarações, ocasionando uma notificação para a sua empresa, que deveria ter feito o recolhimento conforme a sua atividade.

Imagine quanto retrabalho e quanta dor de cabeça isso pode gerar, sem falar em prejuízos financeiros.

Precificar corretamente

Em um primeiro momento, quando falamos em precificação, não se percebe o vínculo que esse fator tem com os tributos.

Muitos empresários pecam por considerar apenas o custo de produção na hora de precificar a mercadoria. Logo, com a ajuda da contabilidade tributária você conseguirá entender todos os impostos que incidem sobre a sua empresa, atribuindo esses valores na formação do preço de venda.

Agora, que você sabe como funciona a contabilidade tributária, é importante que seja assessorado por uma empresa capacitada e séria. Temos as melhores soluções para você, entre em contado conosco!

Deixe seu comentário

Veja também