Departamento Pessoal

De fato o Departamento Pessoal é muito importante para uma empresa, pois sem ele as empresas não teria um setor responsável por cuidar dos assuntos referentes aos funcionários, desde a sua contratação, pagamentos de salários, transporte, férias, 13º salário, entre outras coisas.

Nas empresas de menor porte, normalmente as atividades são efetuadas pelo contador da empresa.Já nas organizações de maior porte quase sempre são encontrados departamento pessoal.

Apesar de muito acharem que departamento pessoal é a mesma coisa que recursos humanos, há um equivoco muito grande. O Departamento Pessoal é mais responsável pela parte burocrática (relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária). É o setor que elabora a folha de pagamento, faz registro das carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS para pagamento, cuida da parte demissional, etc.

Já o Recursos Humanos é o que se responsabiliza pela seleção, isto é, verificação se as pessoas estão aptas para um determinado cargo da empresa. Este setor é o que faz os testes pré-admissionais nos candidatos as vagas. Cuidam da parte de relações humanas entre os funcionários, ministram palestras sobre motivação. Fazem trabalhos voltados para o lado psicológico e do bom relacionamento dos funcionários da empresa.

ESCRITÓRIO CONTÁBIL BORTOLOTTO, A SUA SOLUÇÕES PARA DEPARTAMENTO PESSOAL

Como foi citado no texto acima, muitas empresa optam pelos contadores cuidarem do seu departamento pessoal.

A Bortolotto é uma empresa de contabilidade que tem em um dos seus serviços o departamento pessoal, na Bortolotto nos fazemos:

• Elaboração de folhas de pagamento;

• Folha de pagamento informatizada;

• Elaboração das guias para recolhimento de encargos sociais;

• Admissão e desligamento de funcionários;

• Controle de férias dos funcionários;

• Orientação legal trabalhista/previdenciária;

• Acompanhamento das rescisões nos sindicatos;

• Relatórios anuais e informe de rendimentos; PPRA, PCMSO

Crafted with precision by DJMiMi. All Rights Reserved ©