bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Para desenvolver suas atividades, toda empresa precisa de pessoas. Elas são fundamentais para que negócio possa atingir os seus objetivos. E é por isso que existe um departamento específico para cuidar de todos os atributos que dizem respeito ao pessoal, como admissões, cálculos e pagamentos de salários, demissões etc.

Geralmente, em organizações de grande porte, a equipe do DP está alocada internamente. Já em empresas de pequeno porte, os serviços costumam ser realizados por um escritório contábil especializado.

Mas, afinal, você sabe o que faz um departamento pessoal (DP)? Como funciona a sua rotina? Continue lendo e confira a seguir quais são as principais atividades ligadas ao departamento pessoal!

Diferença entre DP e RH

Antes de conhecer cada uma das principais atividades do departamento pessoal, é necessário entender a sua diferença em relação ao departamento de recursos humanos (RH). Muitas vezes, a rotina dos dois setores é confundida, como se ambos exercessem as mesmas funções.

Grosso modo, enquanto o RH é responsável pela gestão de pessoas, com foco no capital humano da empresa, o DP é responsável exclusivamente pelas questões mais burocráticas, como admissão e desligamento, folha de pagamento entre outros.

Recrutamento e seleção

Geralmente, isso é de responsabilidade do RH, mas, caso a empresa não tenha um, o departamento pessoal será responsável por fazê-lo. Essa função consiste em realizar um mapeamento dos cargos e definir um perfil, visando atrair profissionais devidamente capacitados para ocupar a vaga em aberto.

Uma vez definidos os candidatos, o próximo passo é a seleção, que pode ser feita por meio de entrevistas, testes, demonstrações de habilidades, dinâmicas de grupo, entre outros.

Admissão de pessoal

É responsabilidade do DP prosseguir com o processo de contratação, ou seja, realizar o registro do funcionário contratado. Para tanto, é importante garantir que todos os documentos necessários sejam providenciados pelo novo colaborador.

Esses documentos contêm as informações que serão utilizadas durante toda a jornada do trabalhador dentro da companhia. Em seu cadastro, deverão constar:

  • dados pessoais;
  • documentos (RG, CPF, título de eleitor etc.);
  • cargo e salário;
  • dependentes no IR;
  • benefícios corporativos;
  • entre outros.

Após o cadastro, registra-se a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do novo funcionário, que assina o contrato e a ficha de registro.

Folha de pagamento

O departamento pessoal também é responsável por realizar o cálculo das remunerações dos colaboradores, benefícios e impostos incidentes sobre a folha de pagamento.

E essa é uma função que requer muito cuidado, para não acontecerem erros como descontos indevidos dos funcionários ou recolhimento a menos dos impostos, que podem trazer muitos prejuízos para a empresa.

É importante ressaltar que, atualmente, existem softwares de folha de pagamento muito eficientes que otimizam todo o processo — inclusive para atender a legislação vigente, bem como as obrigações acessórias — como o e-Social.

Gerenciamento e manutenção

O gerenciamento e manutenção do histórico funcional também são de responsabilidade do DP. Cada colaborador gera, em média, 50 diferentes tipos de documentos durante a sua permanência na companhia, e esses documentos precisam estar devidamente organizados.

Além disso, é essencial manter um controle rigoroso de todos os processos burocráticos que envolvem horários e frequência, folha de pagamento, 13° salário, férias, afastamento médico, benefícios, compensações, entre outras diretrizes pertinentes aos colaboradores.

Compliance trabalhista

É fundamental que a empresa consiga alinhar a sua força de trabalho à legislação, ética, valores e cultura organizacional. E é competência do departamento pessoal manter o time em conformidade com essas políticas estabelecidas, garantindo também um bom clima organizacional.

Além disso, o DP deve estar sempre em dia com as leis trabalhistas e previdenciárias, para não ocasionar nenhum tipo de problema à companhia, como uma ação judicial.

Desligamento de pessoal

Dentre tantas responsabilidades do DP, uma das mais delicadas são os desligamentos de pessoal. Contudo, eles fazem parte de qualquer rotina organizacional, e a equipe deve estar preparada para gerenciá-los junto aos gestores.

Assim, o departamento pessoal deve calcular, provisionar os custos, homologar e atentar em cada detalhe para que a demissão não retorne como um processo trabalhista.

Enfim, agora que você já sabe o que faz um departamento pessoal, aproveite para ler também sobre os 5 erros no controle financeiro de uma empresa que você deve evitar e otimize a sua gestão financeira!

Deixe seu comentário

Veja também