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Motivar, treinar, valorizar a comunicação e mais dicas de gestão de pequenas empresas para colocar em prática no seu negócio.
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Dicas de gestão de pequenas empresas

1. Valorize a comunicação com a equipe

comunicação é essencial na gestão de pequenas empresas. E há muitas vantagens e facilidades em trabalhar com um time menor nesse ponto.

Sua equipe entende o trabalho que precisa ser feito e isso é comunicado claramente? Talvez seja preciso implementar uma reunião semanal no início da semana para recapitular o que precisa ser feito e depois uma no final para garantir que todos estejam no caminho certo.

Dependendo do trabalho e dos funcionários, talvez seja necessário fazer isso diariamente ou conforme a situação melhorar, mensalmente.

Você não quer que seus funcionários se sintam microgerenciados, mas eles precisam saber o que fazer para que isso aconteça.

2. Organize as finanças da empresa

Se você é proprietário de uma nova empresa, gerenciar as finanças do negócio e enviar faturas é parte do trabalho de gestão de pequenas empresas.

É muito importante ficar por dentro das finanças da sua empresa sempre. Se você não tem recursos para contratar contadores, ou talvez tenha um contador e deseja liberar parte do tempo para tarefas mais importantes, considere adquirir um sistema de contabilidade como o Quickbooks, por exemplo, ou outros. O programa oferece um teste gratuito de 30 dias.

Com um sistema contábil, você pode analisar relatórios e fazer previsões para a futura situação financeira de seus negócios.

3. Delegue funções sem hesitar

Nada está sendo feito e sua equipe está pedindo ajuda, mas você está ocupado demais sendo multitarefa para responder? Se essa situação lhe soa familiar, você provavelmente está sofrendo de um problema de delegação de funções.

Fazer uma boa gestão de pequenas empresas envolve dominar a arte da delegar.

Tente olhar para sua equipe e descobrir seus pontos fortes e fracos. Você pode simplesmente perguntar o que eles mais gostam de fazer, se não conhecer as habilidades de cada membro tão bem.

Jogue o “Eu posso fazer melhor” pela janela e aprenda a delegar tarefas em sua equipe.

4. Motive sua equipe

A motivação faz a empresa girar. Funcionários motivados não apenas conseguirão trabalhar melhor, mas também vão desejar trabalhar mais.

Uma pesquisa da Korn Ferry revelou que de 5.000 profissionais, 33% estavam “entediados e precisavam de um novo desafio”, que é o que leva muitos a procurar outro emprego.

A solução é “se dedicar ao trabalho que importa”. Afinal, passamos pelo menos um terço de nossas vidas no trabalho e ele precisa significar algo mais.

As pessoas querem sentir que seu trabalho é importante, que faz diferença para a empresa e é reconhecido. Então como incorporar a motivação nas tarefas de gestão de pequenas empresas?

Essas medidas farão com que seus funcionários se sintam especiais e reconhecidos, incentivando-os a continuar e melhorar ainda mais.

Você também pode criar recompensas em dinheiro ou promoções como uma maneira de aumentar a motivação no trabalho.

5. Treine sua equipe

Às vezes, vale a pena contratar pessoas sem todas as habilidades necessárias, mas que se destacam por sua motivação e determinação com o trabalho.

Mas isso não será efetivo se a sua equipe não estiver equipada com as ferramentas certas e o treinamento adequado para orientar o novo membro.

O treinamento dependerá de vários fatores, incluindo o seu objetivo de negócio e a quantidade de experiência que os membros em geral já possuem.

Como uma tarefa de gestão de pequenas empresas, você vai precisar decidir qual é o melhor tipo de treinamento para seus funcionários:

6. Estude e sempre se mantenha atualizado

O mercado está em constante evolução. A internet disponibilizar muito conteúdo útil e muitas vezes gratuitos para que gestores possam se desenvolver.

Organize seu dia a dia e reserve um momento para se dedicar aos estudos.

7. Aprimore suas habilidades gerenciais

Sente que sua capacidade de gestão de pequenas empresas precisa melhorar? A revista Forbes aponta cinco habilidades principais que um bom gerente de deve ter:

  1. Paciência;
  2. Coragem;
  3. Consideração;
  4. Equidade;
  5. Execução.

Como você pode aprimorar essas habilidades e incluí-las em sua vida diária? Treinamentos e cursos também podem ser úteis e motivá-lo ainda mais com seu negócio.

fonte: encontreumnerd.com.br
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