bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

Na contabilidade de uma empresa podem ocorrer alguns erros, como o entendimento equivocado de uma norma e a transcrição de maneira inadequada dos dados. Fazer uma auditoria contábil pode ajudar você a identificar e evitar esse tipo de problema.

Mas o que é auditoria contábil? Como fazer isso dentro da sua empresa? Continue a leitura deste post e confira as respostas dessas e de outras perguntas!

O que é auditoria contábil?

A auditoria contábil é um processo em que é feita uma análise da situação financeira da empresa — e é possível identificar quais são os seus problemas.

Realizar esse procedimento é muito importante para evitar distorções dos dados e garantir que não há nada irregular no seu negócio.

Como fazer a auditoria contábil?

Para fazer a auditoria contábil é interessante contratar os serviços de um escritório de especializado em contabilidade. Esses profissionais são capacitados para fazer todo o procedimento seguindo as normas brasileiras. Suas preocupações são:

Conhecer o ambiente

Conhecer o ambiente em que será realizada uma auditoria contábil é fundamental para que todo o processo seja eficiente. Nesse momento é feita a coleta de informações do seu negócio — e os manuais e outros documentos são consultados.

Planejar a auditoria

Após conhecer o ambiente, os responsáveis por fazer a auditoria contábil desenvolvem a melhor estratégia para auditar a sua empresa.

Fazer esse planejamento garante que eles consigam testar seus controles contábeis de forma eficiente, ou seja, adquirir evidências de que tudo está funcionando como deveria.

Verificar os controles

Depois de planejar como fazer a auditoria contábil, são avaliados os controles internos e identificados os pontos fortes e fracos da empresa. Só então eles são testados a ponto de saber se estão de acordo com as normas que o seu negócio deve seguir.

Fazer demonstrações financeiras

Nessa parte do processo o auditor testa os dados contábeis que foram apresentados. O objetivo é garantir que tudo tenha exatidão.

Feito isso, o auditor faz a redação de um documento de acordo com as normas brasileiras e você tem o parecer da auditoria que foi realizada.

Quais são os benefícios de fazer a auditoria contábil?

Assim que receber o parecer da auditoria você pode corrigir os problemas que foram apontados. Veja dois benefícios desse processo:

1. Evita erros e fraudes

As fraudes e os erros podem ser diferenciados da seguinte maneira:

  • erro: não entender corretamente a aplicação da norma em determinado caso e transcrever incorretamente os dados sem ter a intenção disso;
  • fraude: adulterar documentos de maneira intencional com o objetivo de obter um ganho maior.

Após constatar os fatos, você pode tomar ações corretivas com o objetivo de arrumar o que está errado e impedir que o erro seja repetido.

2. Aumenta a credibilidade da sua empresa

Passar por todo esse processo de auditoria contábil faz com que sua empresa ganhe credibilidade no mercado. Dessa forma você tem a certeza de que os documentos estão todos de acordo com as normas e não terá receio de apresentá-los caso seja necessário.

Saber o que é auditoria contábil e colocá-la em prática na sua empresa faz com que problemas sejam evitados. Ao decidir fazer uma auditoria, você saberá qual é a sua necessidade e quais medidas devem ser tomadas.

Gostou de saber o que é auditoria contábil? Quer mais informações sobre o assunto? Então baixe este e-book!

Deixe seu comentário

Veja também