Conheças as 6 principais mudanças na contabilidade em 2023 e como devem impactar escritórios contábeis e empresas de variados portes.
A legislação está em constante atualização e não é diferente para a área contábil.
Em 2023 estão previstas atualizações no eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais,
Previdenciárias e Trabalhistas), no SPED e no PPP.
Separamos algumas mudanças que estão previstas e outras propostas que já estão caminhando. Veja abaixo:
Saúde e segurança do Trabalho (SST), a partir de 1 de janeiro se inicia o período para envio das obrigações dos eventos do grupo 4 para o eSocial.
Ainda não está definido se este envio deverá ser feito pela contabilidade responsável ou por médicos do trabalho.
No SPED, entre as principais novidades podemos destacar o novo registro 0221, os novos registros C855 e C895 (observações do lançamento fiscal), além dos registros C857 e C897 que são para o lançamento das mudanças.
O PPP em meio eletrônico foi prorrogado mas está previsto para entrar em vigor a partir de janeiro de 23.
A medida foi oficializada por meio da Portaria MTP nº. 1.010 de 24 de dezembro de 2021.
O PPP Eletrônico, que consiste no histórico laboral do trabalhador, é composto pelo envio do evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos) no eSocial.
A NBC TG 1001 trata da contabilidade para as Pequenas Empresas. Já a NBC TG 1002, apresenta orientações para a contabilidade das Microentidades também começas a valer a partir de janeiro.
É opcional para as Pequenas Empresas utilizarem a NBC TG 1000 ou as normas completas (NBCs TG). Nesse caso, só poderão voltar a adotar a NBC TG 1001 após haverem permanecido na norma escolhida por pelo menos 2 (dois) anos consecutivos.
O novo limite de faturamento MEI, a reforma do Imposto de Renda são propostas que devem entrar em análise pelo Congresso Nacional.
O Projeto de Lei 4572/2021, com finalidade de conceder ao contador prioridade de atendimento em órgãos públicos federais vinculados à RF está tramitando na Câmara dos Deputados e caso seja aprovado será mais uma novidade para 2023.
FALE COM UM CONSULTOR