Bortolotto Contabilidade em Campinas

Monte seu plano de negócios completo em 8 passos

INICIAR UMA EMPRESA OU PENSAR EM UMA ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO REQUER ATENÇÃO EM CADA DETALHE E ESSES 8 PASSOS PODEM TE AJUDAR MUITO.

Escritório Contábil Bortolotto

Como montar seu plano de negócios em 8 passos

Um plano de negócios bem elaborado deve conter informações chave sobre o negócio como por exemplos os objetivos, produtos e/ou serviços principais, orçamento disponível, mercado e segmento de atuação, concorrência, colaboradores, clientes e muito mais.

É recomendável também que neste documento conste uma análise SWOT especificando forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para o negócio, tornando o plano mais completo e inclusive podendo ser utilizado como um documento de apresentação da empresas para novos colaboradores ou clientes.

Vamos então aos 8 passos para montar seu plano de negócios.

Contabilidade para Empresas

8 passos para montar seu plano de negócios.

Passo 1: Elabore um sumário Executivo

No sumário executivo devem constar informações sobre os empreendedores envolvidos como experiência profissional e atribuições de cada um, nome, enquadramento tributários e capital social da empresa.

Passo 2: Defina características e diferenciais competitivos

Defina claramente quais são seus principais produtos, características, diferenciais e público-alvo.

Passo 3: Estude seu mercado de atuação

Estude seus clientes e público-alvo. Pesquise os motivos que levam as pessoas a consumirem seu produto/serviço, estude seus concorrentes, e procure sempre estar atualizado em relação às novidades que estão aparecendo no mercado.

Passo 4: Faça um planejamento de marketing

Um excelente caminho para isso é utilizar os 4Ps do marketing (produto, praça, preço e promoção),  trabalhando cada um detalhadamente.

Passo 5: Elabore um plano operacional

Nesta etapa o principal é colocar no papel como a empresa vai funcionar na prática. Quem participa de cada etapa desde as compras de matérias primas até a entrega aos clientes.

Passo 6: Faça um plano financeiro

Capital inicial, fluxo de caixa, capital de giro, faturamento mensal, custos fixos e variáveis e pretenção/prospecção de lucro. Documente tudo e siga sempre norteado pelos números.

Passo 7: A análise do cenário é fundamental

A atenção às possíveis mudanças de cenário provocadas por exemplo por eventos econômicos nacionais e internacionais podem interferir diretamente em seu negócios e seus resultados.

Passo 8: Revise seu plano regularmente

O mundo e as inovações não param. A tecnologia avança em alta velocidade e frequentemente são lançados novos dispositivos, sistemas, equipamentos, etc … que podem fazer muita diferença no dia a dia de sua empresa.

Rua Rafael Sampaio, 73
Jd. Guanabara – Campinas
19 3733.9544
contato@bortolottocontabil.com.br

Acompanhe nossas mídias sociais