bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

A contabilidade está cada vez mais presente no cotidiano das empresas. Fonte de inúmeras informações, é por meio dela que os gestores têm suporte para tomar decisões assertivas na gestão dos negócios.

Uma das áreas da contabilidade é a contabilidade de custos. Você sabe o que é ela? Entende como ela influencia diretamente nos resultados da sua empresa?

Neste artigo, você entenderá o que é contabilidade de custos, descobrirá as suas principais informações e verá como ela é importante para a tomada de decisões. Continue lendo!

1. O que é contabilidade de custos?
Sendo uma das funções da contabilidade mensurar os fatos ocorridos, a contabilidade de custos não foge desse parâmetro. Trata-se de uma área da contabilidade que calcula os gastos ocorridos na produção de bens ou serviços.

De uma forma mais objetiva, todo valor desembolsado para obter matéria-prima, mão de obra, entre outros itens, é alvo da contabilidade de custos.

De posse dessas informações, os gestores passam a ter subsídio para uma otimização dos resultados, de forma ágil e imediata.

2. Quais são os tipos de custos?
Basicamente, a contabilidade de custos possui dois tipos de custos:

Custos diretos: são todos os valores que estão diretamente ligados à produção de um bem ou à prestação de um serviço.
Exemplo: em uma fábrica de chocolate, o cacau, o recheio e a embalagem são todos custos diretos, pois, a cada produto fabricado, um custo é gerado.

Custos indiretos: são os valores que não estão ligados diretamente aos produtos ou serviços.
Exemplo: são os gastos com equipe de marketing, com equipe financeira, entre outros.

Em alguns casos, os custos indiretos terão de ser rateados, pois podem envolver mais de um setor. Dessa forma, seus custos ficarão devidamente alocados aos setores pertinentes.

3. Qual é o objetivo da contabilidade de custos?
Ao interpretar os dados que a contabilidade de custos fornece, é possível tomar decisões importantes para a saúde financeira da empresa.

Com ela, o gestor saberá exatamente qual é o custo total de produção. Da mesma forma, saberá analisar separadamente os custos de cada setor. Essas informações permitirão a formação do preço de venda e, com ele, o estudo da margem de lucro.

4. Qual a importância da contabilidade de custos?
Diante de um mercado tão competitivo, saber analisar os custos e formar um preço de venda igualmente competitivo, sem que isso prejudique os resultados da empresa, é de suma importância.

Aplicar a contabilidade de custos de forma correta é vantajoso para a empresa porque analisar, registrar e monitorar são requisitos importantes para o processo gerencial da organização.

É claro que, quando essas atividades são centralizadas apenas no gestor, isso pode sobrecarregá-lo diante de todos esses procedimentos. Por isso, é preciso manter uma equipe contábil capacitada e responsável, que forneça todas as informações contábeis gerenciais necessárias para obter os resultados almejados.

A contabilidade de custos é apenas uma das áreas que dão suporte para a tomada de decisões e, quando as informações geradas por ela são corretamente administradas e aplicadas, a empresa só tem a ganhar.

Agora que você já sabe o que é contabilidade de custos e como ela é aplicada dentro de uma empresa, assine a newsletter e continue recebendo informações importantes para a sua organização!

Deixe seu comentário

Veja também