bortolotto-image
Escrito por helder no Abril 18, 2018 em Blog

O contador é um profissional indispensável dentro de todas as empresas nas quais os empreendedores buscam atender à legislação. Por isso, terceirizar a contabilidade ou ter um profissional interno que faça esses serviços é uma questão que traz muitas dúvidas aos empresários.

Para responder a esses questionamentos, é necessário avaliar critérios importantes, como o excesso de tarefas burocráticas, as mudanças na legislação contábil, além da complexidade, do tamanho e do alto custo de manter contadores trabalhando dentro da empresa.

Se você tem dúvidas sobre terceirizar ou contratar profissionais do ramo contábil para trabalhar dentro de sua empresa, acompanhe este post: elencamos as principais vantagens da terceirização desse setor.

Maior eficiência ao terceirizar a contabilidade
Por atuarem de fora da empresa, os profissionais terceirizados de contabilidade prestam um serviço especializado, sem interferência de outros setores e sem desviar as atenções de seus objetivos. Além de sua larga experiência na área fiscal e tributária, esses profissionais vão direto ao ponto e solucionam os problemas com agilidade e eficiência.

Em contrapartida, os funcionários da própria empresa que trabalham na área fiscal geralmente vêm de uma oportunidade de crescimento. Eles ainda podem estar em fase de aprendizado ou aperfeiçoamento, o que pode colocar em risco os resultados. Bom, é desnecessário dizer que isso não ocorre se você recorre à terceirização.

Diminuição dos custos
Ao optar pela terceirização contábil, a empresa também consegue fazer uma economia de gastos; isso devido ao fato de não ter vínculo empregatício com os profissionais e pagar apenas pelos serviços prestados.

Por outro lado, com funcionários dedicados ao setor, os empreendedores vão arcar com os diversos encargos trabalhistas e previdenciários, tais como:

salários;
férias;
gratificação;
FGTS;
INSS.
Por isso, vale a pena contratar serviços terceirizados nessa área.

Compromisso
Face à existência de um contrato assinado e cláusulas estipulando penalidades em casos de atraso nos trabalhos, a empresa terceirizada é obrigada a manter todas as obrigações tributárias em dia. Para alcançar esse objetivo, ela agiliza todas as operações burocráticas da empresa.

Enquanto os empregados que trabalham vinculados a empresa também são cobrados por suas tarefas, mas você vai ter que lidar com problemas como absenteísmo, turnover e produtividade baixa, próprios da gestão interna de RH.

Espaço otimizado
Os contadores trabalham no escritório contábil pelo qual são contratados, o que traz otimização do seu espaço. Por não precisar de um departamento específico para as apurações fiscais, com mesa, computador e outros móveis indispensáveis, você dispõe de mais espaço e infraestrutura para dedicar às áreas estratégicas da empresa.

Tranquilidade
Deixar os serviços contábeis, fiscais e tributários aos cuidados de uma empresa especializada traz — aos empreendedores de pequeno, médio e grande porte — certa tranquilidade. Eles podem se preocupar com as prioridades do seu negócio, pois sabem que as tarefas ligadas às burocracias fiscais estão sendo realizadas da melhor maneira possível.

Entretanto, a contratação pelo regime da CLT traz uma série de preocupações internas —- desde as questões trabalhistas até os controles de produtividade, já citados.

Enfim, terceirizar a contabilidade, do ponto de vista financeiro e operacional é a melhor opção para as empresas. Você contrata uma equipe de profissionais especializados nas diversas áreas contábeis, e não apenas um contador. Assim, sua empresa soluciona seus problemas rapidamente e reduz a possibilidade de erros tributários.

Agora que você entende melhor sobre terceirizar a contabilidade, entre em contato conosco e veja quais são os serviços disponibilizados aos empresários!

Deixe seu comentário

Veja também